Rota news


Campanha Antena da Vivo no Bacopari Já!

Olá amigos de Palmares e região, está campanha está sendo feita por iniciativa de uma moradora da localidade do Bacopari - Palmares do Sul ( Livia Carvalho Pinzon ) o intuito da campanha é mostrar que unidos somos mais fortes e pedimos que compartilhem essa imagem nas suas redes sociais, divulguem para os amigos e familiares, mesmo que você não more na região pode participar também... Listas estão circulando pela cidade para coletar assinaturas, elas podem ser encontradas também no FM CANQUERINI em Capivari do Sul, na Escola José Marques Lopes no Frei Sebastião e na Fazenda Pangaré no Bacopari.

Participem...

Desenho feito por Deivid Ferreira da Silva.




Novos transtornos

 Aeroporto Salgado Filho

Nuvem chegou ao espaço aéreo gaúcho nesta manhã

Depois de alcançar as capitais da Argentina e do Uruguai, uma nova nuvem de cinzas do vulcão chileno Puyehue entrou no espaço aéreo gaúcho nesta manhã.

As companhias aéreas Gol, TAM e Aerolíneas Argentinas cancelaram voos do Brasil para Buenos Aires e Montevidéu previstas para esta manhã.

Segundo a agência de notícias argentina Telam, os aeroportos Ezeiza e Aeroparque permanecerão fechados pelo menos até esta tarde e os recém-chegados do exterior são desviados para Córdoba.

Ao meio-dia, deve ocorrer uma nova reunião entre os funcionários da Anac, representantes do Serviço Meteorológico Nacional do país e as companhias aéreas para determinar o status do espaço aéreo e a possível retomada dos voos.

Em deslocamento pelo Estado, cinzas
devem chegar à tarde a Porto Alegre

Companhias aéreas Gol, TAM e Aerolíneas Argentinas cancelaram voos para Buenos Aires e Montevidéu


Segundo a Somar Meteorologia, a nuvem chegou com pouca densidade ao Estado
Foto:  Reprodução, Somar Meteorologia

Uma nova nuvem de cinzas do vulcão chileno Puyehue está sobre o extremo sul do Rio Grande do Sul. Segundo a Somar Meteorologia, a nuvem tem pouca densidade, mas pode afetar o tráfego aéreo.

Os aeroportos da Argentina e do Uruguai já foram afetados pela nuvem e estão com as operações suspensas pelo menos até o meio-dia. As companhias aéreas Gol, TAM e Aerolíneas Argentinas cancelaram os voos do Brasil para Buenos Aires e Montevidéu previstas para esta manhã.



Brasil poderá ser potência mundial em energia limpa, avaliam debatedores



Miguel Rosseto (E), da Petrobras Biocombustível, diz que é possível elevar a produção de etanol no País.
Com quase metade da matriz energética composta por fontes renováveis, o Brasil tem potencial para ampliar a produção de energia limpa e tornar-se uma potência energética mundial, disse o presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rosseto. “O País está em uma posição estratégica excepcional, tem terra, água, sol, capacidade de trabalho, tecnologia e vontade de colocar esses recursos a serviço da sociedade”, ressaltou.
De acordo com Rosseto, que participou do seminário Sustentar XXI, realizado nesta quinta-feira pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, neste momento a Petrobras produz etanol e biodiesel em 14 usinas, uma delas em Moçambique, na África. Nos próximos dois anos, a empresa planeja iniciar a comercialização do biocombustível para avião. “No momento, já sabemos fazer o produto em laboratório e em planta-piloto, só não temos ainda competitividade econômica”, disse.
O executivo da Petrobras disse ainda que o Brasil pode praticamente dobrar sua capacidade de produção de etanol sem necessidade de utilizar novas terras. Segundo ele, hoje a produtividade brasileira é de 7 mil a 7,5 mil litros por hectare de cana, mas pode chegar a 12 mil litros somente com a utilização de novas tecnologias. “É possível aumentar a produção a partir do uso do bagaço da cana, com o açúcar das fibras de celulose”, explicou.

Energia eólica
Outra fonte promissora de geração elétrica ainda pouco explorada no Brasil é a eólica. De acordo com o diretor-presidente da Suzlon Energia Eólica do Brasil, Arthur Lavieri, essa fonte, além de abundante, é economicamente viável. Segundo disse, no último leilão realizado pelo governo para compra de energia, a eólica foi a segunda mais barata. “Perde só para as megausinas hidrelétricas”, garantiu. Nessa comparação, fica 15% mais cara.
Lavieri explicou ainda que o potencial brasileiro de geração de energia a partir dos ventos é de 350 mil megawatts. Atualmente, todo o parque gerador instalado no País produz 113 mil megawatts. “O Brasil poderá ser uma megapotência em energia renovável”, assegurou.
Apesar dessa enorme capacidade, a energia eólica contribui com menos de 1% da energia produzida no Brasil, com uma produção de apenas mil megawatts. A meta do setor é chegar a 5 mil megawatts em 2013. Para 2020, o projeto é responder por 10% do total.
De acordo com Lavieri, na Dinamarca a geração eólica pode atingir 53% do total, enquanto na Espanha pode responder por 44%, dependendo dos meses. Ele lembrou ainda que a Alemanha comprometeu-se a fechar suas usinas nucleares até 2022 e investir nas fontes solar e eólica.

Demanda crescente
Os participantes do seminário também ressaltaram que a demanda por energia nos próximos anos crescerá vertiginosamente. Somente no Brasil, em 2020 o consumo pode estar 60% superior ao atual. No mundo, 20% da população ainda vivem sem acesso ao serviço, o que corresponde a cerca de 1,5 bilhão de pessoas.
Durante o seminário, o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, deputado Giovani Cherini (PDT-RS), lançou o programa Parlamento Zero, que prevê o plantio de 22 mil árvores em vários locais do País. Segundo estudos técnicos, esse número é suficiente para neutralizar a emissão de gases causadores de efeito estufa resultante das atividades da Câmara e do Senado.

Reportagem – Maria Neves
Edição – Ralph Machado

 

Nuvem de cinzas suspende voos em aeroportos do Sul do País


Painel mostra cancalemaneto de voos no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, nesta quinta-feira

Empresas interrompem partidas e chegadas de voos no Rio Grande do Sul e Santa Catarina devido a aproximação na nuvem de cinzas

O avanço das cinzas do vulcão chileno Puyehue sobre o espaço aéreo do Sul do Brasil prejudica as operações nos aeroportos da região. Após cancelar voos para cidades da América do Sul, a Gol, a TAM, a Webjet e a Azul anunciaram a suspensão temporaria das operações no aeroporto de Porto Alegre. A Gol também vai suspender as partidas e chegadas nos aeroportos de Florianópolis, Chapecó e Navegantes, em Santa Catarina. As empresas informaram que prestarão a assistência necessária aos passageiros, com reacomodação ou reembolso da passagem.
Segundo a Gol, as operações estão no interrompidas nos aeroportos de Porto Alegre e Caxias do Sul. Nas cidades catarineses, a suspensão começará a partir das 04h de sexta-feira. Com o ajuste na malha, a empresa programou operações extras antecipadas, com novos horários, para atender os passageiros. A Gol orienta clientes que viajariam hoje às cidades com voos cancelados a permanecer em seus destinos de origem e contatar a companhia nos telefornes 0300-115-2121 (Brasil), 0810-266-3232 (Argentina) e 5098-2403-8007 (Uruguai).
A TAM vai suspender as operações em Porto Alegre das 21h desta quinta-feira até as 10h da sexta-feira (10). Em nota, a empresa anunciou que continua analisando as informações disponíveis sobre a densidade e o deslocamento da nuvem de cinzas e continuará avaliando a situação para retomar suas operações no Rio Grande do Sul, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. Por isso, os horários anunciados nota podem mudar a qualquer momento, e os clientes da companhia devem ligar para a Central de Atentidimento da TAM antes de se dirigirem ao aeroporto, nos números: Brasil (4002-5700, nas capitais e 0800-570-5700, nas demais localidades), Argentina (0 810 333 3333), Chile (56 2 6767 900), Paraguai (595 21 659 5000) e Uruguai (000 4019 0223).
A Azul também optou por cancelar todos os voos com destino e origem de Porto Alegre até sexta-feira de manhã. Segundo a companhia, os clientes serão contatados para remarcar os voo em uma nova data. Os passageiros podem obter mais informações na central de atendimento da empresa, pelo telefone 4003-1118.
Segundo a Força Aérea Brasileira, um relatório emitido pelo Centro de Monitoramento da Argentina indicou que a nuvem poderia entrar no espaço aéreo a partir das 16h. Segundo o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), poderiam ser atingidas as cidades gaúchas de Uruguaiana, Bagé e Santa Maria. Caso as condições atmosféricas se mantenham, no final da noite a nuvem poderia chegar a Porto Alegre.
As nuvens do vulcão chileno Puyehue voltaram nesta quinta-feira à região metropolitana da capital Argentina, Buenos Aires, afetando o funcionamento dos aeroportos. Como medida de prevenção de acidentes aéreos, todos os voos voltaram a ser cancelados, em um total de mais de 300. Segundo o serviço meteorológico, uma mudança na direção dos ventos talvez permita a retomada das operações na sexta-feira.

 Navio ecologicamente correto atraca em Rio Grande (RS)


O primeiro cargueiro do mundo movido a propulsão híbrida está descarregando 97 peças com um total de mil toneladas.
O navio E-Ship 1 atracou novamente, no início da manhã de hoje (17), no Porto do Rio Grande. O primeiro cargueiro do mundo movido a propulsão híbrida, a base de energia eólica (40%), está descarregando 97 peças com um total de mil toneladas. Estas peças serão utilizadas para o Parque Eólico de Palmares do Sul. Entre elas, estão 8 pás de aerogeradores com 40 metros de comprimento cada. Esta é a segunda remessa destinada ao novo empreendimento eólico no Estado. O primeiro descarregamento com 2.390 toneladas ocorreu em 21 de janeiro deste ano. Segundo o Presidente da Ventos do Sul, empresa responsável pela construção em Palmares do Sul,em uma reuniao feita com o ROTARACT de Palmares do Sul  o Parque é o mais moderno do mundo em termos de tecnologia Eolica.

De acordo com o diretor técnico do Porto do Rio Grande, o oceanólogo Luiz Laurino, a expectativa é de que este navio retorne muitas vezes ao porto rio-grandino. “É uma tendência mundial esta procura pela mudança na matriz energética com foco no meio ambiente. Esperasse com isso melhorar o futuro. Este navio é uma participação nesse contexto e demonstra que existem alternativas”, destacou.

Sobre o navio
O navio E-ship 1, com 130 metros de comprimento e 22,5 metros de boca, teve sua construção concluída em Emden, na Alemanha. O navio utiliza-se do Efeito Magnus para propulsão através de quatro torres cilíndricas de 27 metros de altura por quatro metros de diâmetro. Instaladas no convés principal, elas funcionam como rotores eólicos com capacidade de captar a energia do vento para auxiliar a propulsão a diesel do navio.




Palmares do Sul, cidade onde sopra os melhores ventos



Dez dias antes do prazo, a Enerfín do Brasil concluiu a obra do Parque Eólico de Palmares, em Palmares do Sul. O projeto representa o último compromisso assumido no Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia (Proinfa), do governo federal, pelo grupo espanhol que controla o parque de Osório, maior do país até agora.
A atual estrutura é pequena – quatro aerogeradores com potência instalada de oito megawatts (MW) no total –, mas na mesma área a empresa vai implantar mais 42 MW até 2012, resultado dos contratos celebrados nos leilões de energia de dezembro de 2009 e em agosto de 2010. Em Osório, a Enerfín acrescentará mais 100 MW aos atuais 150 MW já instalados. As obras devem começar em seis meses.
Zero Hora